Assim como aquelas receitinhas gostosas que costumamos comer no nosso dia-a-dia, a produção do concreto precisa respeitar a quantidade e ordem de todos os produtos necessários na sua composição. É importante estar atento as quantidades corretas de cada elementos, para que a mistura seja segura para sua obra. Essa proporção é conhecida por dosagem ou traço do concreto. 

Mas afinal, como medimos isso? 

O traço mostra a quantidade de areia e brita necessária para uma unidade de cimento. Por exemplo: Um traço de 1:2:3  indica que a proporção para 1 parte de cimento é de 2 partes de areia e 3 de brita, SEMPRE obedecendo essa ordem. Já a quantidade de água, não é possível medir com precisão pois pode variar de acordo com a umidade da areia utilizada.    

A dosagem deve ser respeitada a risca sempre, pois ela irá influenciar em fatores importantes como resistência, durabilidade e trabalhabilidade do concreto. Quando essas medidas não são respeitadas, pode acontecer acidentes com a estrutura da obra. 

A dosagem é a mesma para todos os tipos de obras? 

Não! É importante sempre ter o cuidado de saber qual será a obra para saber quais serão as dosagens corretas, afinal, cada construção tem sua particularidade que precisa ser respeitada. 

A partir do conhecimento das dosagens base, é possível produzir concretos com características especiais, acrescentando elementos como:

  • Aditivos;
  • Isopor;
  • Pigmentos;
  • Fibras;
  • Outros materiais.   

Outro fator importante para garantir a segurança e resistência do cimento é o processo de cura. O processo de cura são medidas de prevenção para que a água não evapore durante a utilização da massa. Uma cura feita de forma errada poderá comprometer a resistência e durabilidade do material, podendo causar fissuras e camadas superficiais que podem se romper com o tempo.  

A cura pode ser feita pelo período de 7 dias, podendo se estender até 28 dias dependendo das condições climáticas do ambiente em que a massa se encontra. 

Algumas das formas de cura são: 

  • Cura química;
  • Cobrir a massa com sacos de aniagem, mantendo-os sempre úmidos; 
  • Cobrir de terra ou areia, com espessura de 3 a 5 cm, mantendo-os sempre úmidos; 
  • Manter as peças imersas na água; 
  • Irrigar as peças continuamente com equipamentos específicos; 
  • Realizar a cura ao vapor, que garante a umidade necessária e ainda, acelera o ganho de resistência pelo aquecimento. 

Possuímos um laboratórios contendo todos os materiais utilizados em quaisquer produtos da Ricamix. Cada um é analisado e verificado para garantir a qualidade que só nós oferecemos. Em nosso laboratório, obtemos informações essenciais para a elaboração do traço final de nossos produtos, garantindo uma produção segura e de confiança para nossos clientes. 

Que tal comentar e tirar sua dúvida? 😉 

Leia Também

14 de Maio de 2020

O que é a dosagem/traço do concreto?

Assim como aquelas receitinhas gostosas que costumamos comer no...

28 de abril de 2020

Mas afinal, o que é concreto?

Não se sabe ao certo em que momento da...