Não se sabe ao certo em que momento da história o concreto que utilizamos hoje, foi criado, porém, ele já faz parte das construções desde antes de Cristo, quando ainda eram utilizadas rochas e argila para compor novas construções. 

Hoje em dia, o concreto, feito com água, cimento, aditivos, areia e brita, é o material mais utilizado na construção civil, pois é ele que sustenta uma obra, compondo elementos como:

  • Fundações
  • Lajes
  • Vigas
  • Pilares
  • Pisos

Para a entrega de um produto de qualidade, é necessário ter muita atenção e cuidado na quantidade de água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. 

Existe um quantidade ideal de água. Se a quantidade for menor, a reação não será completa e, se for maior do que a ideal, a resistência diminuirá por conta dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar. 

Para entender mais sobre Traço do Concreto, criamos um conteúdo exclusivo com todas as informações necessárias. 

A relação entre o peso da água e o cimento, é chamado de fator água/cimento (a/c). A resistência do cimento é fator principal para a resistência à compressão, onde quanto maior a quantidade de água, menor a resistência da massa. 

Além disso, outro fator a ser considerado é a boa distribuição granulométrica do concreto. Todos os vazios devem ser preenchidos, uma vez que a porosidade tem influência na permeabilidade e resistência das estruturas de concreto.

Uma boa estrutura depende de bons elementos na mistura do concretos e a quantidade correta de cada um deles, baseado na obra que será construída. Existem fórmulas que podem ajudar na medição da quantidade de cada um dos produtos, garantindo assim, uma estrutura mais sólida e segura após sua secagem. 

Quer ficar por dentro de assuntos da Construção Civil? Acompanhe nosso blog!

Leia Também

14 de Maio de 2020

O que é a dosagem/traço do concreto?

Assim como aquelas receitinhas gostosas que costumamos comer no...

28 de abril de 2020

Mas afinal, o que é concreto?

Não se sabe ao certo em que momento da...